« Página Principal « Regressar  Avançar »

1935-1957    1958-1965    1966-1969    1970-1977
(Clique nas datas para aceder à biografia de Elvis)

Biografia de Elvis Presley
1966-1969

31 de julho – 28 de agosto de 1969
Elvis é contratado durante quatro semanas para um compromisso de 57 concertos no International Hotel de Las Vegas, que tinha sido acabado de construir e continha a maior sala de espetáculos da cidade.

Elvis reuniu músicos excelentes de rock and roll, uma orquestra, um grupo vocal masculino, e um grupo vocal de apoio de vozes negras femininas com sabor a soul para o seu espetáculo.*

Ensaiam durante várias semanas e estreiam em 31 de julho de 1969. O espetáculo é uma mistura deliciosa de arranjos frescos de êxitos clássicos de Elvis, novo material muito excitante que gravou, algumas poucas de versões de êxitos atuais e passados de outros artistas, bem como posições sobre o palco muito atraentes e partilha de recordações pessoais da sua carreira.

Segue-se uma conferência de imprensa ao primeiro dos seus dois espetáculos noturnos de abertura.

Este compromisso quebra todos os recordes de assistência de Las Vegas e atrai críticas espantosas por parte do público e dos críticos. É um triunfo.

O primeiro álbum ao vivo de Elvis, Elvis In Person At The International Hotel, Las Vegas, Nevada, é gravado durante este compromisso e lançado muito em breve.

Para estes espetáculos, um Elvis magro em excelente forma física veste fatos simples de duas peças, únicos, inspirados em kimonos de karaté, em preto ou branco.

São concebidos por Bill Belew, que havia feito o guarda roupa do especial de 1968. São os predecessores dos famosos fatos de peça única que seriam simples no início e depois viriam a ficar cada vez mais vistosos e elaborados com o passar dos anos.

Aqui ficam algumas críticas por parte de críticos musicais:

“Há várias coisas inacreditáveis acerca de Elvis, mas a mais incrível de todas é o seu poder de permanência num mundo onde as carreiras meteóricas se desvanecem como estrelas cadentes.”
- Newsweek, edição de 08/11/69.

“… um estilo e elegância que se aproximam muito da pura magia. Elegante, autêntico, o suor a escorrer-lhe pelo rosto abaixo, agora move-se com a precisão de um atleta, a graça de um bailarino… exuberante e espampanante, sexy e auto gozador, trabalha com os instintos de um génio para dar poesia a uma básica atuação de rock.”

- W. A. Harbison, retirado do seu livro de 1975, The Illustrated Elvis. Uma passagem que reflete sobre a temporada de Elvis em Las Vegas, em 1969.

*NOTA: a orquestra foi liderada por Bobby Morris. A banda consistia de James Burton (guitarra), John Wilkinson (guitarra rítmica), Jerry Scheff (viola baixo), Larry Muhoberac (piano) e Ronnie Tutt (bateria).

Para ver várias outras fotos de Elvis neste concerto, é consultar a Galeria.

As cantoras eram as Sweet Inspirations. Os cantores, The Imperials. Charlie Hodge disponibilizava apoio vocal e de guitarra adicionais bem como apoio geral sobre o palco.

Ao longo dos anos dos concertos houve modificações no elenco. Joe Guercio viria a ser o maestro de Elvis.

Millie Kirkham, que tinha trabalhado em estúdio com Elvis, juntou-se ao espetáculo como soprano, uma posição mais tarde ocupada por Kathy Westmoreland. Glen D. Hardin tornou-se o pianista.

J.D. Sumner e os Stamps Quartet viriam a ser o grupo vocal masculino. Várias outras alterações a nível de pessoal ocorreram ao longo dos anos.

Setembro de 1969
The Trouble with Girls, o trigésimo filme de Elvis, estreia nos cinemas e não se sai muito bem na venda dos bilhetes. A partir das sessões gravadas no American Sound Studio, a RCA lança Suspicious Minds, que em breve viria a ser o primeiro disco número um de Elvis desde Good Luck Charm, em 1962.

Seria também o seu último single a atingir o primeiro lugar, muito embora ainda viesse a ter grandes êxitos.

Novembro de 1969
Change of Habit, o vigésimo primeiro filme de Elvis, estreia nos cinemas e não se sai muito bem.

























 


Elvis estreia em Las Vegas, 31/07/1969.






Conferência de imprensa após o espetáculo.

« Página Principal « Regressar  Avançar »